quinta-feira, 13 de março de 2008

É hoje!

Depois de um longo e tenebroso inverno que durou mais de quatro meses, a F1 voltará com força total esta noite ( horário de Brasília) com o primeiro treino livre do ameaçado Grande Prêmio da Austrália de 2008. Bernie Ecclestone cismou que toda corrida do Oriente Médio para lá, tem que ser à noite, enquantos os promotores australianos não querem nem saber desta história, sabedores de quanto o árabes do Catar gastaram para tornar a sua corrida da Moto GP em um prova noturna. Após tantos testes, muitos números apareceram nas nossas telas de computador sobre o que as equipes faziam na Espanha e no Bahrein. Agora, vou dizer o que acho sobre cada piloto na temporada que está próxima de se iniciar.

Kimi Raikkonen: O etílico finlandês começa 2008 como o maior favorito, após conseguir um título para lá de surpreendente ano passado. Se em 2007, quando ainda se aclimatava ao quente ambiente ferrarista e tomava contato pela primeira vez com pneus da Bridgestone, um ano depois e o primeiro título em sua estante parece levar Kimi a um lógico favoritismo. Rápido e com o melhor carro nas mãos (pelo menos foi isso que disse os testes de pré-temporada), Raikkonen tem tudo para ser bicampeão e entrar de vez na história da F1 nesse milênio. É minha aposta!

Felipe Massa: Não resta dúvida que 2008 será um ano de afirmação para Felipe Massa. Ou ele derrota Kimi e lidera a Ferrari rumo ao título deste ano, ou entrará para o rol dos pilotos comuns, que tiveram uma grande chance na melhor equipe de sua época e não soube aproveitá-la. Ano passado Massa tinha todas as chances para derrotar Raikkonen pelo seu conhecimento do modus operandi da equipe de Maranello, mas erros (tantos do brasileiro como da equipe) não fizeram com que Massa, sequer, chegasse a última prova, em casa, com chances de ser campeão, tendo que entregar a vitória na frente de sua torcida para o companheiro de equipe. Massa mostrou resistente ao fim do controle de tração e na minha opinião isso tem a ver com os vários erros cometidos pelo brasileiro ano passado, ainda com os auxílios eletrônicos, e sem o TC, o pé-pesado de Massa pode fazer que esse ano seja de derrota perante Raikkonen.

Nick Heidfeld: Após anos sofrendo em equipe pequenas, Heidfeld finalmente tem um carro bom em suas habilidosas mãos, porém Nick sofre de uma pressão externa chamada Fernando Alonso. O espanhol já declarou que gostaria de correr na BMW (assim como na Ferrari) num futuro próximo e o experiente alemão seria a vítima do espanhol. Para piorar, a BMW não fez um carro tão bom como no ano passado e por isso a distância entre a marca bávara para as duas equipes mais fortes (McLaren e Ferrari) deve continuar grande. Isso pode ser fatal para o alemão, pois poderá ser substituído ao final do ano por um piloto mais jovem.

Robert Kubica: Ninguém duvida do talento e do arrojo do polonês Robert Kubica, mas seu azar já está se tornando público. Ano passado, a maioria das quebras da BMW foram com o polaco narigudo e isso atrapalhou bastante sua luta interna com Heidfeld, mas Kubica ainda é muito bem visto pela cúpula da BMW e dificilmente saíra da equipe em curto prazo. Se não tiver problemas, poderá liderar a BMW este ano, pois a marca precisará de alguém para sobressair sobre as demais equipes.

Fernando Alonso: Será muito interessante observar o comportamento do espanhol na nova situação em que se encontra na Renault. Após dois títulos consagradores pela Renault e um ano turbulento na McLaren, tudo que Alonso quer é paz e tranqüilidade para poder continuar vencendo. E é justamente aí que recaí o problema. A Renault nunca se mostrou capaz de dar um bom carro para Alonso e tirando alguns brilharetes eventuais, Fernando teve que se contentar com preocupantes posições intermediárias. O desespero da imprensa espanhola é tão grande, que foi anunciado uma nova asa traseira "revolucionária". Que se mostrou bastante parecida com a de outras equipes. Pelo seu temperamento difícil, será complicado ver Alonso numa segunda temporada pela Renault se a equipe francesa manter o rendimento de 2007, mas seu magnífico talento pode mudar tudo.

Nelsinho Piquet: Se todo estreante corre com muita pressão, Nelsinho terá ainda mais pressão do que o normal. Terá que mostrar que chegou na F1 apenas pelo talento e não apenas pelo seu sobrenome. Sofrerá comparações imediatas com Lewis Hamilton, já que o brasileiro foi rival do inglês na GP2 e estreará numa equipe boa. E finalmente correrá ao lado de Alonso, com todas as regalias para o espanhol colocadas no contrato. Nelsinho terá que pisar em ovos se quiser uma boa convivência com Alonso, porém o mais importante é não brigar com o asturiano e aprender tudo o que puder. Ele poderá ser o futuro da Renault nas próximas temporadas.

Nico Rosberg: Em sua terceira temporada, o filho do campeão de 1982 Keke Rosberg está claramente em crescimento e o bom carro que a Williams fez para este ano pode ajuda-lo na sua melhora de rendimento. Porém, o pouco investimento da Williams pode atrapalhar o desenvolvimento da equipe ao longo da temporada e isso pode levar Rosberg a ir para uma equipe mais forte no ano que vem.

Kazuki Nakajima: Ao lado de outro filho de piloto dos anos 80, Kazuki tentará melhorar a fama da família Nakajima e mostrar que o strike de mecânicos durante o pit-stop de estréia em Interlagos foi apenas um casso isolado, não algo comum em sua carreira. Porém, Nakajima mostrou muita velocidade, andando na frente de Rosberg em algumas ocasiões. O japonês é piloto da Toyota e poderá ser trazido para a equipe se fizer uma temporada muito boa.

David Coulthard: Daqui a alguns anos, muitos perguntarão o que Coulthard ainda está fazendo na F1 15 temporadas depois de sua estréia. O escocês levou toda sua experiência para a Red Bull e o seu trabalho com Adryan Newey mostrou resultados, pois o RB4 parece ser muito bom e não quebra tanto como o modelo do ano passado. Porém, Coulthard irá completar 37 anos em 2008 e dificilmente irá fazer alguma coisa de surpreendente neste ano. Provavelmente David irá colocar a viola no saco e se mandar para a Escócia com sua belíssima noiva.

Mark Webber: Ótimo nas Classificações. Nem tanto nas corridas. Esse é o eterno lema de Mark Webber, que mostra uma velocidade surpreendente em uma única volta, mas lhe falta consistência nas corridas. Porém, o australiano mostrou evolução ano passado, mas o carro teimava em quebrar nas suas mãos e por isso os bons resultados não vieram. Se o carro parar de quebrar, o australiano pode ficar mais um ano tomando energéticos de graça.

Jarno Trulli: O comentarista de futebol da SporTV Paulo César Vasconcellos sempre falou uma frase, que irei adaptá-la, que cabe muito bem para o italiano da Toyota: A F1 é uma benção! Jarno Trulli já fez parte de equipes grandes, tem mais de 150 Grandes Prêmios, mas seus resultados são para lá de humildes. E sempre é considerado como um piloto rápido e promissor. Só que Jarno já tem 33 anos e o quarto ano na Toyota tende a ser o último, apesar da equipe nipônica ter construído o melhor carro desde 2005, quando foi quarta colocada no Mundial de Construtores. Se continuar na toada de sua longa carreira na F1, Trulli será rápido nas Classificações, atrapalhará muita gente durante a corrida e será superado pelo seu jovem companheiro de equipe.

Timo Glock: A chegada do alemão mostra que a GP2 foi ótima para a F1, mas Glock terá muito mais pressão do que os demais. Enquanto os outros pilotos oriundos da categoria de base estrearam na F1, Glock estará re-estreando e na história da F1, isso normalmente não acontece. Ou Glock anda muito esse ano, ou será substituído para nunca mais voltar. Mas como seu companheiro de equipe é Jarno Trulli...

Sebastien Bourdais: Sempre achei Bourdais o melhor piloto do mundo fora da F1. Mesmo tendo vencido quatro campeonatos da falida Champ Car, Bourdais sempre mostrou talento e suas corridas na América mostraram que a Toro Rosso não errou em trazê-lo, corrigindo um erro histórico. Correndo como o primeiro piloto francês desde Olivier Panis, Bourdais pode surpreender, pois o carro da Toro Rosso se comportou muito bem na metade final do ano passado e a equipe italiana manterá o carros nas primeira corridas.

Sebastian Vettel: A nova sensação do automobilismo alemão irá competir em sua primeira temporada completa na F1 e muita gente estará de olho nele. Seus desempenhos nos Grandes Prêmios asiáticos ano passado mostraram que ele é um grande piloto no molhado, mas ainda falta uma grande apresentação no piso seco, mas, cedo ou tarde, ela acabará chegando.

Jenson Button: Comparo a situação de Jenson Button a uma mocinha que tem a sua idade, 28 anos, e ainda não casou e está desesperada para conseguir seu objetivo. Para piorar, a sua vizinha mais nova já está noiva! Mesmo jovem, Button já vai para sua nona temporada na F1 e o tempo está se mostrando implácaval com o inglês, pois se antes era a principal estrela britânica na F1, agora este posto está com Lewis Hamilton. Para piorar, o carro da Honda se mostrou tão trágico como o anterior, mas a chegada de Ross Brawn foi acalentador e isso pode fazer com que Button permaneça mais tempo, caso 2008 seja parecido com 2007. Se ainda quiser ser campeão (isso se ele conseguir...), Button tem que se firmar entre os pilotos de ponta logo. Se não virará tia!

Rubens Barrichello: O paulista começou o ano dizendo que ainda sonha em ser campeão. Ai, Jesus! Rubinho continua com suas declarações desastrosas e por causa disso, Barrichello será lembrado na história da F1 pela quebra do recorde de Grandes Prêmios disputados e não pelas belas vitória que o brasileiro já conquistou na sua carreira. Barrichello se mostra melancólico em algumas entrevistas (mesmo negando) e apesar de dizer que ainda tem dois anos na F1, dificilmente Rubinho passará de 2008.

Takuma Sato: O simpático japonês deve estar dando Graças a Deus por largar domingo. A Super Aguri passou por uma crise desesperadora e só se salvou nesta segunda, com o investimento do desconhecido Grupo Magma. Sem testar e usando o terrível carro da Honda do ano passado, Sato deverá voltar ao estágio inicial da Super Aguri: a última fila.

Anthony Davidson: Mesma situação de Sato. Só que Davidson não é japonês e sempre estará na berlinda caso a Magma Group resolva colocar um piloto no seu lugar. Se não sair no meio do ano, deverá sair no final.

Adrian Sutil: Ao contrário do que normalmente acontece nas equipes pequenas, Sutil ficou por um segundo ano na antiga Spyker, hoje Force India. O alemão mostrou muita agressividade em seu ano de estréia, mas cometeu muitos erros, porém a equipe deu uma melhorada com o investimento do seu novo dono, Vijay Mallya.

Giancarlo Fisichella: O italiano de Roma é aquele tipo de jogador que só mostra seu futebol em equipes médias ou pequenas. Após uma temporada incrível na Sauber em 2004, foi para a Renault passar três temporadas pífias e superado pelos seus dois companheiros de equipe. Claramente em fim de carreira, Fisico tentará colocar a Force India num patamar melhor do que ano passado. Mas este deverá ser o último ano do italiano.

Lewis Hamilton: Ao final do ano de estréia, todo novato quer arriscar e melhorar seus resultados. Esse é o grande carma de Lewis Hamilton. Após ficar a um ponto do título, nada menos do que a vitória no campeonato serve para o jovem inglês. Após surpreender o mundo, sua equipe e, principalmente, Fernando Alonso, Hamilton deverá vir forte para 2008, mas sua falta de experiência poderá pesar, pois seu companheiro de equipe está na sua mesma situação. A McLaren fez um carro tão bom como ano passado e deverá incomodar a Ferrari em algumas situações e Hamilton, primeiro piloto quase que declarado, deverá liderar a equipe prateada nesta briga.

Heikki Kovalainen: Após sua estréia nada animadora um ano atrás, Heikki deveria estar muito feliz por ter sido contratado por uma equipe de ponta em seu segundo ano de F1. O finlandês mostrou velocidade ano passado, após um início nada interessante, porém é claramente o segundo piloto na McLaren. Se a McLaren deixar, pode conquistar uma vitória e fortalecer seu nome dentro da equipe. Se não...

Um comentário:

Anônimo disse...

analise muito boa. as vezes discordo um pouco em relação ao massa. sou fã do massa desde que assisti o que ele fez com vileneuve em interlagos. acho que ate hoje o vileneuve nao consegue ouvir o nome de massa sem ficar com raiva....enfim: massa campeão hamiltom vice kimi terceiro.
abraço do emerson de santos/sp