sábado, 29 de março de 2008

Lorenshow!


O marrento Jorge Lorenzo vem surpreendendo neste seu primeiro ano na MotoGP e não apenas está superando a lenda viva Valentino Rossi dentro da equipe Yamaha de fábrica, como vem sendo o piloto mais rápido desta temporada, ao marcar sua segunda pole consecutiva na sua pista-sede, Jerez de la Frontera. Lorenzo está com o incrível currículo de 100% nos grids deste ano na MotoGP e ao mesmo tempo a Michelin dá uma tapa com luvas de pelica em Rossi, que fez toda a questão do mundo de andar com os pneus Bridgestone este ano e vem sendo superado pelo seu companheiro de equipe calçado com os pneus franceses.

Por sinal, o domínio da marca francesa no final de semana espanhol produziu uma primeira fila bastante interessante, já que Daniel Pedrosa largará ao lado de Lorenzo amanhã. Para quem não sabe, Pedrosa e Lorenzo são rivais desde que praticamente usavam fraldas e essa rivalidade dividiu até mesmo a torcida espanhola, que terá os "lorenzistas" e os "pedrosistas". Completando a primeira fila e corroborando com a boa forma de Yamaha e Michelin, largará o americano Colin Edwards na equipe satélite Tech 3. Nicky Hayden andou no ritmo de Pedrosa na Classificação no Catar e fez o mesmo em Jerez, agora resta saber se o americano, que saíra em quarto amanhã, continuará acompanhando o seu companheiro de equipe em ritmo de corrida. Algo que não conseguiu no Oriente Médio.

Rossi teve que se conformar com uma infeliz quinta posição, quase 1s mais lento que Lorenzo, que tem a mesma moto. Se o "Doutor" não fazer algo de mais drástico nesse final de semana, será difícil segurar Lorenzo e um teórico favorecimento aos espanhol. Casey Stoner vem repetindo o desempenho apagado do ano passado em Jerez e largará apenas em sétimo, mas o problema não é apenas do australiano, mas, sim, da Ducati, que simplesmente não funciona da mesma forma em pistas travadas, tanto que as outras três motos da marca italiana fecharão o grid, incluindo a decepção-mor deste ano, Marco Melandri. Suzuki e Kawasaki largarão misturadas com equipes satélites da Honda no meio de pelotão e não deverão fazer muita coisa amanhã, já que ambas estão equipadas com os pneus Bridgestone, que estão apanhando bastante da Michelin desde ontem.

Nas categorias menores, o maior favorito deste ano nas 250cc Álvaro Bautista marcou uma apertada pole em cima da KTM de Mika Kallio, que foi o mais rápido ontem. Por sinal, a marca austríaca surpreendeu ao colocar suas três motos entre os dez primeiros, com o piloto da casa Julian Simon em quinto, à frente do japonês Hiroshi Aoyama. Alex Debon, até então eterno piloto de testes da Aprilia, largará em terceiro, enquanto o vencedor da etapa no Catar, Mattia Pasini, teve que se contentar com a décima posição. Já nas 125cc, Bradley Smith repetiu a pole position do Catar e sairá na frente amanhã, à frente do anfitrião Nicolas Terol. Porém, a grande esperança da casa, Sérgio Gadea, largará apenas em décimo segundo, num grid totalmente dominado pela Aprilia.

Como sempre acontece em dias de Mundial de Motovelocidade, amanhã é dia de acordar muito cedo e acompanhar esses pilotos malucos em suas motos infernais!

Nenhum comentário: