quinta-feira, 6 de março de 2008

Uma lástima


Receber notícia de morte é sempre complicado, mesmo que você não conheça a pessoa intimamente, mas é sempre desagradável perder uma pessoa que fez muito por algo que amamos. Acabei de saber da morte do promotor da F-Truck, Aurélio Batista Félix, de 49 anos de idade.

Não vou mentir que antigamente tinha muito preconceito sobre a pesada categoria, mas passei a gostar da Truck quando os caminhões vieram a Fortaleza dar um show. Show é a melhor palavra que a Truck faz em nossas combalidas praças automobilísticas. Mas não um show com música e eventos secundários, como é o caso da Nascar. Mas um show de velocidade! Aurélio reformou o autódromo Virgílio Távora unicamente para que Fortaleza pudesse receber a Truck e eu estive presente nos dois eventos aqui realizados. Vi o show protagonizado por Félix com seus caminhões bem na minha frente e tenho várias fotos (de celular) disse. Observei como tudo acontecia ao redor do Aurélio na Truck. Ele, com seu macacão branco e boné para trás, pensava em todo o evento. Era ele quem dava a ordem para a volta de apresentação, de dentro da pista. Ele colocava a mão na massa, ao empurrar um carrinho com pagodeiros dentro para fora da pista, com o intuito de não atrasar a largada e com isso atrapalhar a transmissão da Bandeirantes.

Foi um show de velocidade, com caminhões de montadoras diferentes e pilotos de gabarito se degladiando na apertada pista do Eusébio. E a cada ano, chegando outros pilotos para o campeonato. Havia vários patrocinadores colocando suas marcas em outdoors, mas eu e as outras 40.000 pessoas presentes naquele dia pagaram 25 reais pelo ingresso e guardo até hoje com muito carinho o boné vermelho da Bridgestone que ganhei quando comprei a entrada.

Desde então passei a acompanhar a F-Truck e assisti a corrida inaugural neste último domingo. Como sempre, foi um show! Mas nunca podia imaginar que após um final de semana de muita festa, pudesse ter acontecido tanta coisa. Aurélio fez sua festa com seus caminhões antes da prova, mas de noite passou mal. Sofreu três infartos e faleceu nesta quarta-feira. Uma pena, pois Aurélio Batista Felix era o mentor da única categoria multimarca do Brasil, com montadoras investindo em seus caminhões e público de verdade nos autódromos. Espero que o caminho trilhado pelo Aurélio continue e a Truck continue seu sucesso. Não sei se poderei pagar o ingresso para a corrida marcada para Fortaleza esse ano, mas tendo condições, não perderei por nada um show de velocidade e perícia. Que foi por muito tempo capitaneado por esse caminhoneiro de coração, que infelizmente nos deixou tão cedo.

Vá com Deus, Aurélio!

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente do ponto e vista humano é sim uma grande lastima. Porém a categoria que ele representava é agora fortalecida, caminhará sozinha com o mesmo sucesso. Embora eu mesmo não goste muito dela não!