domingo, 9 de março de 2008

Vale terá trabalho...


Se em 2007 Valentino Rossi culpou os pneus Michelin pela sua derrocada ano passado, agora com os mesmos calçados do campeão Stoner o italiano tinha que, no mínimo, andar no mesmo nível do australiano da Ducati, porém Stoner não apenas dominou a prova de abertura do Mundial no Catar, como Rossi teve que se contentar com uma melancólica quinta posição, superado até mesmo pelo debutante companheiro de equipe Jorge Lorenzo, que estava usando pneus... Michelin!

A grande vedete do fim de semana foi a novidade de se correr à noite. Os pilotos tiveram muito trabalho com os pneus, pois a borracha é construída para andar com altas temperaturas, mas no Catar a temperatura chegou aos 16 graus celsius. No começo Pedrosa fez uma super largada e liderou o início da corrida, mas sua falta de ritmo pelo grave acidente na pré-temporada o fez perder a ponta para Valentino Rossi. Contudo o italiano esteve longe de se destacar e Pedrosa nunca ficou longe da Yamaha. Enquanto isso o pole-man Jorge Lorenzo dava um show, incluindo aí uma ultrapassagem dupla por fora pelas surpresas do dia: as duas Yamaha Tech 3 de James Toseland e Colin Edwards. Casey Stoner vinha fazendo uma corrida de espera e após as fortes brigas iniciais, o australiano da Ducati começou a escalar o pelotão e se estabeleceu na ponta, seguido de perto por Lorenzo. Rossi perdia rendimento e foi ultrapassado por Pedrosa e pelo estreante Andrea Doviziozo, este na última volta. Stoner não tomou conhecimento de Lorenzo e pôde conseguir uma vitória arrasadora, bem parecida que o australiano conseguia ano passado. E pelo andar da carruagem, também neste ano. O companheiro de equipe de Stoner, Marco Melandri, foi uma decepção e não ameaçará o australiano. Lorenzo fez uma super-corrida hoje, mas dificilmente manterá esse ritmo ao longo do ano. Pedrosa, primeiramente, precisará melhorar de sua contusão para depois pensar em encarar Stoner. Quanto a Rossi... A atuação do italiano hoje foi decepcionante, mas não há como deixar de lado o talento de um piloto que já venceu sete mundais. Stoner deve dominar nas corridas iniciais, mas se os seus rivais acordarem, ainda haverá tempo?

Nas 250cc, Mattia Pasini surpreendeu ao conquistar a vitória em sua estréia na categoria, após uma belíssima ultrapassagem dupla nas últimas voltas sobre Hector Barberá e Alex Debon. Mika Kallio conseguiu o pódio, apesar da sua KTM não ser a mais rápida, mas a grande decepção foi Álvaro Bautista, grande favorito ao título e que chegou a liderar a corrida, mas perdeu rendimento e foi apenas sexto. As 125cc não tive a oportunidade de assistir a prova, porque estava viajando, mas a vitória acabou ficando com Hector Faubel, da equipe Aspar Martínez, a mesma que dominou ano passado. Ou seja, tirando as 250cc, todas as categorias mostraram uma continuidade do ano passado. Para desespero de Valentino Rossi!

Nenhum comentário: