sexta-feira, 7 de março de 2008

Embalos de domingo à noite


Neste final de semana teremos um aperitivo para a abertura do Mundial de F1 na semana que vem na Austrália. O Mundial de Motovelocidade levará suas três categorias para o Catar e antes da própria F1 inaugurará a grande novidade do ano no esporte a motor: as corridas noturnas, sem contar, obviamente, as provas de longa duração e em ovais. Essa corrida será uma grande novidade para todos e uma dificuldade terá que ser encarada pelas equipes depois de um teste realizado semana passada: os pneus. O clima mais frio fez com que os pneus trabalhassem de forma diferente, já que Michelin e Bridgestone fabricam seus produtos pensando em altas temperaturas, no verão europeu. Contudo, a iluminação não trouxe grandes dramas para os pilotos e pelo que comentaram, será o mesmo que correr à noite.

Ao contrário dos anos anteriores, Valentino Rossi não entrará como favorito destacado na categoria principal. Se o italiano perdeu o título de 2006 para Nicky Hayden por um "acidente", ano passado Casey Stoner dominou a temporada e o italiano da Yamaha sequer ficou com o vice-campeonato, colocação que pertenceu ao espanhol Daniel Pedrosa. Rossi tentará recuperar a coroa perdida pelos jovens pilotos que começaram a invadir a MotoGP e nesta temporada terá ao seu lado, nos boxes, um dos pilotos mais promissores desta geração: o espanhol Jorge Lorenzo. Lorenzo foi bicampeão das 250cc e foi um dos principais rivais de Dani Pedrosa nas categorias menores e com esse cartel, o marrento espanhol chega a MotoGP tendo como referência Pedrosa, que sofreu um sério acidente nos testes de inverno. Outro jovem piloto que estréia na MotoGP vindo das 250 é Andrea Doviziozo, cria da Honda desde os tempos das 125cc, quando conquistou seu até agora único título mundial em 2004. Penalizado pela preferência da Honda pela categoria rainha, Doviziozo tinha que se virar com um equipamento nitidamente inferior aos dos seus adversários. E andava muito bem!

Stoner mostrou que sua performance em 2007 não foi mero acaso e liderou boa parte dos testes, superando seu novo companheiro de equipe Marco Melandri. A Suzuki mostrou alguns brilharecos com Chris Vermeulen, que andou à frente do seu novo (?) companheiro de equipe Loris Capirossi, talvez o único remanescente da velha guarda da motovelocidade. Hayden mostrou que o título em 2006 não lhe fez muito bem e desde então vem sendo superado por Pedrosa, mas ao menos o americano agarrou a oportunidade que teve nas mãos. Hopkins levou sua experiência de sete anos na Suzuki para a Kawasaki e a moto verde melhorou nas mãos do americano.

Nas 250cc, sem a presença de Lorenzo, Andrea Doviziozo e Alex de Angelis, todos na MotoGP, as atenções recaem agora para os coadjuvantes do ano passado. Os três pilotos citados venceram a maioria das provas de 2007 e agora o espaço será aberto para novos pilotos que vieram a pouco tempo das 125cc, como é o caso de Álvaro Bautista e Mika Kallio. Hector Faubel, destaque das 125cc ano passado, subiu de categoria e deverá dar trabalho para os pilotos já veterano na categoria. Destaque também para a volta do samarinês Manuel Poggiali. O jovem piloto conquistou três títulos mundias com apenas 20 anos e então sua carreira entrou em parafuso, a ponto de ficar sem guidão ano passado, mas a equipe particular Campetella trouxe o piloto de volta, mas após quatro temporadas sofríveis, essa deverá ser a última chance de Poggiali.

De forma surpreendente, o atual campeão das 125cc Gabor Talmacsi permanecerá mais um ano na categoria e com 26 anos, já pode ser considerado um vovô no meio de garotos com até 15 anos de idade. Além do próprio Talmacsi, é bom ficar de olho em pilotos que se destacaram ano passado, como Esteve Rabat, Sergio Gadea e Bradley Smith, grande esperança inglesa no motociclismo de competição.

Agora, só resta torcer para que haja bons eventos, pois a aposentadoria de Alex Barros provocou algo que muitos temiam: a falta de pilotos brasileiros no Mundial de Motovelocidade.

4 comentários:

Arthur Simões disse...

E quanto à corridas em ovais Joao Carlos? Quais serão os desafios neste tipo de corrida?

João Carlos Viana disse...

Acho que você leu o post antes que eu o terminasse... Não haverá corridas em ovais na MotoGP.

Abraços!

Anônimo disse...

vou torcer pelo Valentino, pra ele dar um pau no Stoner, mas vai ser dificil as Ducatti são uns canhoes...
Dá uma olhada no meu blog no sabado 8/3 depois do meio dia... ve se gosta.

Arthur Simões disse...

nao JC o erro foi meu ,interpretei mal .mas até que não seria má idéia.