sábado, 6 de outubro de 2007

Com mais alguns dedos na taça

Após escapar ileso de uma punição que era dada como certa, Hamilton não se fez de rogado e marcou a pole para o Grande Prêmio da China nesta madrugada. De nada adiantou todo o domínio de Raikkonen em simplesmente todos os treinos até a Q3. O piloto inglês da McLaren colocou os pneus moles e destruiu o melhor tempo que era de Massa e o brasileiro ainda foi superado por Kimi, tendo que se conformar apenas com a primeira fila. A pole de Hamilton teve um efeito psicológico nos seus rivais, pois há um certo ar de impunidade e injustiça na China. O vídeo difundido pela Internet mostra claramente Hamilton freando de forma proposital e fazendo com que Webber e Vettel batessem. Após a polêmica absolvição do inglês, a gritaria foi geral, principalmente de Alonso e Massa, indicando que a FIA quer Hamilton campeão esse ano.
E a pole de hoje foi o chamado golpe de misericórdia nos rivais.

Porém, há vários indícios de que a pole de Hamilton seja mais pela estratégia do que pela velocidade inconteste do piloto da McLaren. A Ferrari vinha dominando todos os treinos e o distante quarto lugar de Alonso não foi nada normal, pois os tempos entre os quarto primeiros foram bastante próximos até mesmo durante a Classificação. Por isso, não será surpresa ver Hamilton perder posições nos boxes. Até mesmo para Alonso. Se o espanhol for terceiro e o inglês for quarto, Hamilton sai da China campeão. Tudo muito calculado.

Na parte de trás da F1, houve várias surpresas. A primeira foi a BMW ser desbancada pela Red Bull como terceira equipe. A marca bávara ficou muito longe de repetir os outros resultados do ano e vendo que o carro não está acertado, preferiu encher o tanque de combustível. E quem se aproveitou foi a Red Bull, mas ao contrário do que vinha acontecendo, Coulthard superou Webber. O recém-demitido Ralf ficou na em oitavo e superou Trulli, que desta vez não passou para a Q3. Se não cuidar, o italiano é outro a rodar no final do ano que vem. Button repetiu seu bom resultado da corrida anterior e desta vez no seco, conseguiu passar para a Q3, enquanto Barrichello não passou sequer da Q3! Como falou Ralf quando chegou à Xangai, está começando a ficar na hora de Rubens saber o que passa na TV durante a semana...

No vácuo do bom momento da Red Bull, o filhote Toro Rosso também vem se recuperando, com Vettel e Liuzzi ficando muito próximos de se classificarem para a Q3. E no seco! Na Williams, nem Nico Rosberg se salvou e foi bem discreto hoje. Quem andou muito mal foi a Renault, com Kovalainen em décimo quarto e Fisichella num péssimo décimo oitavo. Porém, semana passada a marca francesa preparou os carros para a chuva e se deu bem.

Ah, a chuva... O tufão parece que não atingir Xangai com tanta força, mas a chuva pode aparecer com 90% de certeza amanhã e tudo poderá acontecer. Até Hamilton perder um título que ninguém quer tirar dele.

Nenhum comentário: