sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Math race rumo ao título

Na terra da garoa (literalmente!), a McLaren dominou esse primeiro dia de treinos para o decisivo Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que definirá o campeão do tulmutuado ano de 2007. Após uma primeira sessão sem sal causada pela chuva fina que castigava o autódromo José Carlos Pace em São Paulo, Alonso e Hamilton deram um show na pista secante de Interlagos e ficaram com as duas primeiras posições do dia, com vantagem para o novato inglês, que nesse caso segue firme rumo a conquista do seu primeiro título. Para desespero de Alonso, a Ferrari, por enquanto, só andou forte nas condições escorregadias demonstradas hoje de manhã. Se as Ferraris não melhorarem logo, a tarefa de Alonso ficará complicadíssima, pois o segundo lugar garante o trófeu para Hamilton.

A decisão de um campeonato de F1, principalmente na última corrida, também é um jogo psicológico. E como as chances de Kimi Raikkonen são mais matemáticas do que lógicas, Alonso e Hamilton começaram, cada um do seu jeito, a incomodar seu rival dentro da pista. E isso significou uma briga encardida para ver quem era o mais veloz hoje. Por muitas vezes os pilotos da McLaren pontearam os treinos livres de hoje, seja com pneu mole ou duro. No final, Hamilton levou vantagem e superou Alonso por pouco mais de um décimo de segundo. Já a Ferrari só andou bem (e muito bem, diga-se de passagem!) na primeira sessão, quando a pista ainda estava úmida. Nem Raikkonen, muito menos Massa foram capazes de brigar pela ponta no dia de hoje, mas garantiram as posições subseqüentes no dia de hoje, com tempos relativamente próximos da McLaren, dando a entender que há boas chances da equipe italiana melhorar de produção nos demais dias de Grande Prêmio.

Com o final da temporada batendo a porta, as demais equipes pouco podem apresentar na última etapa do ano, mas a grande surpresa de hoje foi o bom rendimento do novato Kazuki Nakajima. O jovem japonês estreou muito bem na Williams no lugar de Alex Wurz e ao contrário do austríaco, ficou bastante próximo de Nico Rosberg, numa boa oitava posição. Fisichella foi o melhor do resto, mas dificilmente a terceira fila não ficará com a BMW, que mostrou bastante velocidade com Kubica na segunda sessão, já que a equipe bávara foi a única a não entrar na pista de manhã. Rubens Barrichello foi o mais rápido na maior parte da primeira sessão, quando a pista úmida escondeu um pouco a ruindade do carro da Honda, mas quando a pista secou, Rubinho voltou para as posições intermediárias, mas pelo menos ficou à frente de Button.

Como toda sexta-feira de Grande Prêmio, hoje não foi um dia muito conclusivo e pouca coisa pode ser dita sobre o resultado de domingo, mas a disputa entre Alonso e Hamilton hoje foi a prova de que a disputa entre eles será para lá de empolgante!

Nenhum comentário: