segunda-feira, 22 de outubro de 2007

E o futuro?


Assim como foi o final da última novela das oito, quando uma pergunta ecoou por todo Brasil (Quem matou a Taís?), a F1 faz uma pergunta que ecoa por todas as equipes: para onde vai Alonso? Se o espanhol ficar na McLaren, Ron Dennis tem uma lábia de fazer inveja Renan Calheiros, pois Alonso deu todos os índicios possíveis e imaginários de que não vai ficar na equipe prateada. E nem a equipe o quer. Mas hoje em dia os contratos são tão amarrados de uma forma de que não será impossível de ver Alonso na McLaren ano que vem, mesmo que ambos se detestem publicamente. Não é segredo que Alonso trouxe uma competitividade muito forte à McLaren e que sem o espanhol, Hamilton não teria crescido tão rapidamente quanto como mostrou ao longo deste ano. E a McLaren sabe que Hamilton ainda não tem estofo suficiente para liderar a equipe numa luta contra as demais rivais, como a Ferrari ou uma terceira equipe que tenha Alonso em suas fileiras. No ano que vem também saberemos como será a reação de Hamilton após perder um título tão ganho como o desse ano, mas se sua cabeça estiver no lugar, Lewis virá ainda mais forte.


O próximo passo de Alonso será decisivo no mercado de pilotos para 2008. Se ele ficar na McLaren, pouca coisa muda e a McLaren virá muito forte ano que vem, querendo reverter essa derrota história de domingo. Mas terá que domar dois touros indomavéis no seu rancho. Porém, se o espanhol sair, o companheiro de equipe de Hamilton deve ser Nico Rosberg. O alemão fez uma ótima temporada pela Williams e sendo alemão, atenderia os anseios da Mercedes Benz. Fora que Nico é muito bom, tem um grande potencial e seu pai tem vínculos com a McLaren, pela qual se aposentou. A Renault vem sendo a principal suspeita de ter de volta Alonso e Flavio Briatore vem fazendo de tudo para trazer seu antigo pupilo de volta a casa amada. Quem sobraria seria Nelsinho Piquet, que perderia seu lugar na equipe francesa e tivesse que se contentar com um lugar na Williams, já que Kovalainen provou que é um bom piloto, mas longe de ser um novo Alonso e liderar a Renault para vôos maiores. Fisichella deverá cuidar mais de perto de sua equipe na GP2 e dos seus filhos, mas a experiência do italiano não deve ser jogada fora.


A hipótese de Alonso ir para a BMW não parece viável nesse momento, pois a equipe bávara tem dois bons pilotos consigo e a rival Mercedes não cederia uma arma tão letal como Alonso para uma inimiga histórica como a BMW. Uma ida de Alonso para a Toyota seria uma forma interessante de tentar dar uma sobrevida a equipe japonesa, já que começam a pipocar que a paciência dos japoneses começa a acabar após os seguidos fracassos da equipe na F1. E Alonso perderia alguns anos no ostracismo na tentativa de alavancar a Toyota rumo aos títulos que tanto persegue. E investe!


Se não tiver Alonso, a Toyota deve contratar ou o atual campeão da GP2 Timo Glock ou Adrian Sutil. Ambos alemães e baratos. Tudo que a Toyota quer nesse momento, pois mesmo japonesa tem sede na Alemanha e não quer colocar tanto dinheiro num piloto, pois a experiência com Ralf Schumacher não foi das melhores. Apesar de continuar com Jarno Trulli, que vem caindo de produção a olhos vistos. A Honda irá construir um carro melhor para 2008, pois pior do que o deste ano, é praticamente impossível, mas se isso acontecer, dificilmente seus pilotos continuarão na equipe, pois Barrichello mais fala em aposentadoria do que em vitórias e Button está desesperado por um título, principalmente com a chegada de Hamilton lhe ofuscando na Inglaterra.


A chegada de Adryan Newey na Red Bull foi um upgrade na equipe, só resta o carro quebrar menos. Fisichella deve se inspirar muito em Coulthard, pois faz muito tempo que o escocês nada faz na F1, mas sua experiência continua apreciada. Webber esperar repetir suas atuações nos treinos durante as corridas. E tá quase conseguindo. A Toro Rosso terá a dupla de Sebastiões. Enquanto Vettel será observado de perto por todos, pois se mostrou uma grata revelação, Sabastien Bourdais terá que provar que o seu recém-conquistado tetracampeonato na Champ Car foi obra do seu talento e não da falta de talento dos demais pilotos da categoria. A Super Aguri manterá os mesmo pilotos, mas se tiver que usar o carro 2007 da Honda, a equipe passará por seríssimos problemas no ano que vem. A Spyker mudará de dono e de equipe... pelo terceiro ano seguido! A esperança reside na magia de Mike Gascoyne. A Prodrive, que usaria os carros da McLaren, foi proibida de correr e no ano que vem teremos as mesmas onze equipes da atual temporada.


A Ferrari mostrou que há vida sem Michael Schumacher e que acertou em cheio ao contratar Kimi Raikkonen, que logo de cara se tornou campeão mundial de F1. Com o seu primeiro título já conquistado, a tendência é que Kimi corra mais relaxado a partir do ano que vem e que melhores resultados ainda venham. A cara feia de Felipe Massa no pódio mostrou ainda sua imaturidade e que 2008 será um ano ainda mais complicado que foi 2007. Agora terá que derrotar um campeão do mundo dentro da própria casa e já totalmente ambientado.


O que esperar de 2008? Que tenham mais corridas como as três últimas de 2007. Que haja uma terceira equipe disputando, quem sabe não o título, mas as vitórias. Que Alonso chore menos, mas continue correndo como este ano. Que a FIA não proteja tanto Hamilton. Que Massa cometa menos besteiras e não temos que ouvir as desculpas do Galvão durante as transmissões. Que a Globo pare de chamar Red Bull de RBR e deixe que a FOM transmita também o Grande Prêmio do Brasil, pois ontem a transmissão global foi vergonhosa. Que não haja tanta confusão fora da pista. E se for para ter confusão, que seja dentro dela! E que março de 2008 venha o mais rápido possível!

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