Lorenzo ruma para o bicampeonato das 250 com uma vitória esmagadora hoje em Philip Island. Vendo a corrida nesta madrugada, fiquei com a certeza de que Lorenzo tem o equipamento muito superior aos demais, pois 20s é muita coisa para ser creditada unicamente para o talento do piloto. O espanhol só precisa de cinco pontos na semana que vem na Malásia para levar o título deste ano e subir para a MotoGP com muita moral para enfrentar Valentino Rossi dentro da equipe Yamaha. Na melhor corrida do fim de semana, Lukas Pesek levou a corrida das 125 numa disputa com outros oito(!) pilotos durante toda a corrida. A briga entre os companheiro de equipe (e desafetos) Gabor Talmacsi e Hector Faubel ficou ainda mais empolgante, pois com os resultados de hoje estão separados por apenas um ponto com duas corridas a serem realizadas.
Numa corrida chata, com arquibancadas vazias e um fiscal atravessando a pista na frente dos carros após uma relargada, a Stock realizou sua primeira etapa do famigerado play-off neste domingo em Buenos Aires e Cacá Bueno conquistou sua terceira vitória do ano e parte para um merecido bicampeonato. Largando em terceiro, Bueno não precisou ultrapassar ninguém para conseguir sua tranqüila vitória, já que o pole Ricardo Sperafico ficou de fora ainda antes da largada com problemas no motor e Ricardo Maurício saiu da prova ainda no começo. Tiago Camilo perseguiu de perto Cacá até ter problemas na bomba de combustível na penúltima volta, mas Camilo ainda conseguiu cruzar a linha de chegada em segundo, poucos segundos à frente do terceiro colocado Popó Bueno. Galvão Bueno deve estar orgulhoso de ter seus dois rebentos no pódio.
A etapa argentina da Stock Car brasileira provou duas coisas hoje. A primeira é que sem a promoção de um Rede Globo no local da corrida e o público virtual comprado pelos patrocinadores, a Stock é apenas mais uma corrida categoria do decadente automobilismo brasileiro, com seu pouco público e divulgação. Essa semana mesmo fiquei boquiaberto com o monte de besteira que o promotor da Stock, Carlos Col, falou no programa Linha de Chegada. Para ele automobilismo é somente negócio e nada mais. A parte técnica da categoria que vá para aquele lugar! Por que a Stock vai para a Argentina? Pela promoção. A TC2000 argentina está com problemas? Semana passada durante os "200km de Buenos Aires" mais de 70.000 espectadores viram uma corrida sensacional. Dizer que a Stock é multimarca é fazer as pessoas de idiota e se um belo dia a Globo deixar de apoiar a Stock, a categoria irá cair na vala comum das demais categorias nacionais.
A outra coisa que percebi foi que esse tal de play-off além de não ser justo, deixa as corridas muito chatas. A etapa de Buenos Aires foi de dar sono e a resposta para isso estava na entrevista dada por Mauro Vogel, quando seu piloto Tiago Camilo pressionava Cacá pela liderança. "Ele tem que pressionar, mas não pode perder os pontos do segundo lugar." A matemática é simples. É melhor 20 pontos na mão do que 25 voando. Por isso, ninguém passava ninguém, num imenso trenzinho no Autódromo Oscas Galvéz. A corrida foi tão enfadonha que a Globo botou um solo de guitarra para tentar animar a transmissão (no meu caso não conseguiu) e colocou o ridículo Dr. Stock para falar besteira na TV. Como falado anteriormente, se a Stock continuar mostrando "espetáculos" dessa magnitude, corre o risco da Globo cortar a bricandeira e o resto é melhor nem pensar.
Agora falando em categoria de turismo de verdade, numa briga (literalmente) entre marcas e pilotos, a DTM decidiu seu campeoanto a favor do sueco Mattias Ekström. O piloto da Audi só precisava chegar à frente do seu companheiro de equipe Martin Tomczyk e do piloto da Mercedes Bruno Spengler, com o super dinossauro Bernd Schneider correndo por fora. Numa etapa muito tranqüila em comparação com a última em Barcelona, Ekström correu com a cabeça e terminou a corrida vencida por Jamie Green em terceiro, conquistando o bicampeonato na DTM. Spengler foi quarto colado em Ekström, enquanto Tomczyk foi jogado para fora da pista ainda na primeira volta pela... Audi do companheiro (?) de equipe Timo Scheider! Com o fim da temporada, tomara que os ânimos se acalmem entre os dirigentes de Audi e Mercedes e não deixem que o campeonato termine, pois quanto mais categorias como a DTM existirem, melhor para o automobilismo e para nós, amantes da velocidade.
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