sábado, 20 de outubro de 2007

Massa desequilibra a briga


Correndo em casa, Massa não quis saber da briga pelo título ainda em aberto e tratou de acelerar na frente dos seus compatriotas e conquistou sua segunda pole seguida em Interlagos, partindo rumo a uma vitória que, teoricamente, é bastante improvável graças a política ferrarista pró-Raikkonen neste momento do campeonato, mas Hamilton deu uma boa ajuda ao brasileiro ficando na primeira fila, deslocando Kimi para a segunda fila ao lado de Alonso, que parece sofrer com o motor de segunda corrida nas várias subidas e descidas de Interlagos.

Desde os treinos livres deste sábado, Massa provou estar bem assentado no Autódromo José Carlos Pace e simplesmente ignorou a concorrência, só sendo superado na Q2 por Hamilton e Raikkonen. Sua alegria durante a volta de desaceleração mostrou que nem a estratégia pode atrapalha-lo nessa sua tentativa de se igualar a Fittipaldi, Piquet e Senna e vencer o GP do Brasil pela segunda vez. Hamilton parece mesmo ter aprendido a lição e foi muito inteligente até agora. Sem precisar vencer amanhã, tudo que o inglês queria era ficar na primeira fila e conseguir. Com seus principais adversários correndo atrás dele, tudo o que Hamilton precisa fazer é deixar o único que pode vencer amanhã sem incomodá-lo no campeonato, no caso Massa, e tentar segurar Kimi e, principalmente, Alonso. Sem dúvida, Hamilton foi o maior vencedor de hoje.

Raikkonen e Alonso ficaram numa situação para lá de incômoda para a corrida amanhã, pois terão que derrotar um motivadíssimo Felipe Massa correndo na frente do seu povo e ainda superar Hamilton, líder do campeonato e tranqüilo na briga. Alonso, que pode mais incomodar Hamilton no campeonato, é o que estar numa situação menos confortável com relação ao título. Enquanto Massa, Raikkonen e o próprio Alonso correm com um motor especialmente preparado para essa corrida, Alonso terá que cuidar do seu, que teve que atravessar o mundo para chegar aqui no Brasil. Na tentativa de diminuir essa diferença, Alonso tirou toda a asa do seu carro, mas seu carro está claramente nervoso na parte mista da pista e provavelmente estará largando mais pesado amanhã. O melhor cenário para Raikkonen é ultrapassar Hamilton ainda na largada, esperar que a Ferrari mande Massa diminuir e esperar por um milagre. Quem sabe esse milagre seja um acidente entre os dois McLarens.

No resto, Mark Webber mostrou a evolução da equipe Red Bull e se colocou na frente das duas BMWs, mas se a lógica acontecer amanhã, Kubica e Heidfeld deixarão o australiano para trás, porém Kubica está bem superior a Heidfeld neste final de semana. Barrichello ficou muito próximo de ficar entre os dez primeiros na Q2 e partir para a Q3. Na verdade, sua última volta na Q2 ele chegou a ficar em décimo, mas Trulli superou o brasileiro em sua volta final. Em compensação, Barrichello superou Button com incrível facilidade neste final de semana.

Nunca nos últimos tempos uma decisão de campeonato teve tantas variáveis como a corrida de amanhã, mas com certeza Massa será um diferencial amanhã e seu desempenho irá desequibilibar a favor de alguém. Para Raikkonen? Para Hamilton? Para Alonso? Só amanhã saberemos.

Nenhum comentário: