segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Uma pena...(3)

Após a morte de Colin McRae a menos de um mês atrás, outro piloto que estava fora das grandes competições perdeu a vida. Norifume "Norick" Abe faleceu neste domingo em um acidente de trânsito na cidade de Kawasaki, nas proximidades da cidade de Tóquio, capital japonesa. Segundo o http://www.grandepremio.com.br/, as primeiras informações dizem que Abe atingiu um caminhão com sua moto, falecendo na hora. Antes que crucifiquem Abe, o caminhão estaria fazendo uma manobra irregular.


Dono de uma tocada super agressiva, Abe foi um dos melhores pilotos japoneses na história do Mundial de Motovelocidade e um dos seus fãs era ninguém menos do que Valentino Rossi. Sempre ligado a Yamaha, Abe estreou com apenas 18 anos nas 500cc durante o Grande Prêmio do Japão de 1994, como "wild card". Logo de cara Abe demonstrou sua habilidade ao liderar logo na sua estréia, brigando com ninguém menos do que Michael Doohan e Kevin Schwantz, mas seu ritmo era tão alucinante que todos esperavam a queda. Que acabou acontecendo! A partir de 1995 Abe foi contratado pela Yamaha como piloto oficial de fábrica e por lá ficou até sua saída da MotoGP em 2004. Sempre entre os dez mais bem colocados no Mundial das 500cc até o ano de 2002 (seu melhor resultado foi um quinto lugar em 1996), Abe não se adaptou muito bem a mudança das motos dois para quatro tempos e começou um declínio que o fez abandonar a MotoGP. Abe se transferiu para o Mundial de Superbike, mas os resultados também não vieram e então ele se tornou piloto de testes da Yamaha.


Dono de uma cabeleira enorme, Abe andava com parte do seu enorme cabelo para fora do capacete, criando uma imagem de rebelde. Com suas largadas foguetes, Abe sempre andava nas primeiras colocações no início das corridas, mas seu ritmo agressivo quase sempre destruía seus pneus e por isso Abe teve poucas vitórias. Em 144 Grandes Prêmios foram apenas três vitórias. Em 1996 Abe se tornou o primeiro piloto japonês a vencer o Grande Prêmio do Japão, emocionando a todos ao chorar copiosamente enquanto o hino japonês era tocado durante o pódio. Abe se adaptou muito bem ao antigo autódromo de Jacarepaguá e sempre andava bem no Grande Prêmio do Brasil, inclusive com uma vitória em 1999. A última vitória de Abe nas 500cc foi no Grande Prêmio do Japão do ano 2000.


Com seu enorme carisma e velocidade, Norifume Abe nos deixou com apenas 32 anos de idade, mas com certeza ele deve está agora ao lado de Daijiro Katoh duelando numa pista japonesa do céu para saber quem foi o melhor piloto japonês da história.

Nenhum comentário: