domingo, 21 de outubro de 2007

De tirar o fôlego

Contra todos os prognósticos, Kimi Raikkonen, o azarão, ficou com o título mundial nesta tarde de domingo em Interlagos, para desespero de Lewis Hamilton e principalmente da McLaren, que viu um título praticamente certo ir embora por causa de um problema mecânico (as informações diziam que se tratou de um problema de câmbio) no carro de Hamilton, que já tinha errado feio na primeira volta ao sair da pista e cair para oitavo.

Numa decisão de campeonato bastante tensa e cheia de alternativas, Raikkonen finalmente fez jus seu apelido de Homem de Gelo e se tornou o terceiro piloto finlandês a ser campeão mundial de F1, quando conseguiu uma virada histórica sobre os pilotos da McLaren e manteve a calma e as esperanças quando tudo estava contra ele um mês atrás. Quando Raikkonen dizia que tinha chances de vencer o campeonato a alguns meses atrás, muitas fizeram troça, eu inclusive, mas o finlandês mostrou que a esperança é a última que morre e que ter perspectivas podem levar a uma pessoa a concretizar coisas impossíveis.

Porém, não resta dúvidas que a vitória de hoje tinha nome e sobrenome: Felipe Massa. O brasileiro fez uma boa largada, segurou Raikkonen na primeira curva e controlou a corrida a seu bel-prazer. Só não disparou na frente por que a Ferrari deve ter pedido para Felipe se acalmar e esperar as circunstâncias da corrida para ceder sua posição e vitória para Raikkonen, o que acabou acontecendo após a segunda parada de boxes dos pilotos da Ferrari, numa manobra orquestrada com maestria por Jean Todt dos boxes. A cara amarrada de Massa nos boxes mostrou que ele não esperava que Raikkonen se tornasse campeão hoje e que venceria em casa pela segunda corrida consecutiva.

Alonso deve estar se perguntando se realmente a McLaren lhe deu um carro com todo o potencial hoje em Interlagos, pois nem nos piores momentos um carro da McLaren levou 57s de desvantagem para sua maior rival Ferrari neste ano. Alonso não parecia muito triste em perder o campeonato deste ano no pódio e na entrevista coletiva e seu futuro é uma incógnita que só ele mesmo sabe. Já Hamilton perdeu o título mais no erro da China do que no erro de hoje à tarde em Interlagos, pois o problema que quase o fez abandonar a corrida foi muito mais decisivo. Da mesma forma que Hamilton será bastante criticado por ter errado duas vezes nas últimas duas corridas, a McLaren também não deverá ser perdoada por ter falhado, pela primeira e única vez no ano, na última corrida e com seu piloto favorito. Ao contrário de Alonso, Hamilton tinha ritmo o suficiente para conseguir várias ultrapassagens, mas uma troca precipitada de estratégia pôs fim as ínfimas chances de Hamilton chegar ao seu primeiro título.

Mais atrás, Rosberg fez a melhor corrida de sua carreira na F1 e se por acaso for o substituto de Alonso na McLaren, Hamilton terá em grande piloto ao seu lado. O piloto da Williams admitiu ter chegado à Q3 com sorte, mas fez uma bela corrida hoje, principalmente no seu final, quando conseguiu ultrapassar as duas BMWs e chegou próximo a McLaren de Alonso! Um quarto lugar para garantir Rosberg como um dos grandes pilotos desta temporada e também colocar a Williams como quarta colocada no Mundial de Construtores. Contudo nem tudo foram flores no dia da Williams, quando Nakajima se inspirou no seu pai e cometeu a primeira grande trapalhada de sua carreira ao atropelar dois mecânicos de sua equipe no seu primeiro pit-stop na F1. A Red Bull falhou feio na sua tentativa de ser a "quarta" força deste ano quando Mark Webber abandonou ainda no início da corrida. Por sinal, uma constante na temporada da equipe austríaca. A Honda terminou o ano de uma forma "digna" da péssima temporada que fez em 2007: duas quebras de motor e dois abandonos dos seus pilotos.

Mesmo sendo campeão mundial pela primeira vez, numa forma sensacional e após uma virada sem precedentes, Kimi ainda assim pareceu não estar muito aí pelo feito conseguido. Apenas alguns sorrisos a mais, mas nada demais. Porém, assim é Raikkonen, o mais novo Campeão Mundial de F1. Até 2008!

Nenhum comentário: