Uma coisa que poderia favorecer Gilles era seu conhecimento do rápido e perigoso circuito de Mosport Park. Durante os treinos o piloto inglês Ian Ashley sofreu um fortíssimo acidente, onde seu Hesketh capotou sobre as barreiras e atingiu uma base de câmera de TV. Ashley já tinha sofrido um seríssimo acidente em Nürburgring em 1975, quando quebrou suas pernas logo na estréia da F1 e no Canadá ele estava novamente ferido e para piorar, as equipes de socorro demoraram um bom tempo para assisti-lo. Jochen Mass e o novato Gilles Villeneuve também rodaram. Se o campeão já estava definido, ainda havia a briga pelo vice-campeonato entre Andretti e Scheckter, com o americando levando a melhor ao conseguir a pole. A Ferrari não estava conseguindo um bom acerto em Mosport Park e Villeneuve foi apenas décimo sétimo no grid, mas apenas cinco posições atrás de Reutemann.
Grid:
1) Andretti(Lotus) - 1:11.385
2) Hunt(McLaren) - 1:11.942
3) Peterson(Tyrrell) - 1:12.752
4) Nilsson(Lotus) - 1:12.975
5) Mass(McLaren) - 1:13.116
6) Depailler(Tyrrell) - 1:13.207
7) Jones(Shadow) - 1:13.347
8) Patrese(Shadow) - 1:13.435
9) Scheckter(Wolf) - 1:13.497
10) Watson(Brabham) - 1:13.500
O dia no Canadá começou como nos Estados Unidos uma semana atrás: com chuva no começo do dia. Porém, a precipitação tinha cessado e a pista estava seca na hora da largada. Andretti largou melhor e permaneceu na liderança, sendo perseguido pelas McLarens de Hunt e Mass. Os rivais e desafetos Andretti e Hunt dispararam na frente, conseguindo colocar uma boa diferença no terceiro colocado Mass. Atrás do alemão da McLaren, Nilsson assumiu a quarta posição inicialmente, mas na quarta volta Depailler ultrapassou o sueco. Mais atrás, quem vinha fazendo várias ultrapassagens era Scheckter e já na décima volta ocupava o sexto posto.
O sulafricano começou uma briga com Depailler e Nilsson, assumindo o quarto posto na volta 18 e por lá ficando por várias voltas. As posições ficaram inalteradas até a volta 60. Andretti e Hunt estavam num ritmo à parte e estavam prestes a colocar uma volta... no terceiro colocado Mass! Como bom companheiro de equipe, Mass deu uma segurada em Andretti e permitiu a ultrapassagem de Hunt, mas na volta seguinte, a pataquada. Mass acabou errando quando dava passagem para o líder e companheiro de equipe Hunt e os dois acabaram batendo. Hunt ficou tão injuriado que acertou uma porrada em Mass após a prova! O alemão rodou, mas ainda permeneceu na prova, ao contrário de Hunt.
Andretti assumiu uma tranqüila liderança e tinha tudo para vencer novamente em 1977. Porém, o americano foi surpreendido por várias falhas no seu Lotus e por isso não disputou o título com Lauda apesar da Lotus já ter o melhor carro da época. Algumas quebras foram cruéis e em Mosport Park não foi diferente, quando o motor de Andretti quebrou faltando apenas duas voltas e entregou de bandeja a vitória para Scheckter, que com esse resultado garantiu o vice-campeonato logo na estréia da equipe Wolf. Villeneuve teve mais cuidado dessa vez e não foi tão espetacular como em Silverstone e estava fazendo uma corrida discreta quando rodou faltando apenas quatro voltas para o fim. Esse seria a última corrida em Mosport Park.
Chegada:
1) Scheckter
2) Depailler
3) Mass
4) Jones
5) Tambay
6) Brambilla
Nenhum comentário:
Postar um comentário